top of page
Buscar
  • EPS-BR

Qual a Importância de uma Resposta a um Derramamento de Óleo?



Uma rápida e eficaz resposta aos derramamentos de óleo pode reduzir significativamente os impactos causados ao meio ambiente.

Atualmente, toda empresa relacionado ao ramo precisa ter um plano de contingência para possíveis derramamentos de óleo. Essa obrigatoriedade é garantida pela Lei Federal nº 9966/2000, sendo essencial para obter licenças para operações. 

Esses planos precisam conter informações sobre quem acionar em caso de derramamentos, quais as responsabilidades, procedimentos, os recursos operacionais de resposta, dimensionamento e estratégias que serão utilizadas. O essencial para um bom plano de emergência é o investimento na prevenção e na preparação para uma resposta imediata contando com equipes bem treinadas, equipamentos e materiais apropriados tanto para conter o derramamento imediatamente quanto para evitar que mais áreas sejam contaminadas. O Brasil também possui um plano de contingência em nível nacional, o PNC (Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo), criado em 2013. Ter um plano nacional ilustra a extrema importância dessa preparação para um correto funcionamento de operações e preservação do meio ambiente. Quanto mais rápido o derramamento for detectado e as medidas protetivas tomadas, menos agressiva serão as consequências ambientais e melhor será a restauração da área. A EPS tem os melhores produtos para contenção de derramamentos.

Clique aqui e conheça nossos produtos.

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page